Formatura teve presença de alunos de todo o país, além de autoridades políticas
A 1ª turma de alunos do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, promovido pela Fundação João Mangabeira (FJM), ao lado da Unimes – Universidade Metropolitana de Santos, em parceria com a Faculdade Miguel Arraes (FMA), formou-se na noite desta quarta-feira (16), na sede do PSB Nacional, em Brasília.
Ao todo, 111 pessoas de diversas regiões do país ergueram seus canudos na cerimônia realizada de forma híbrida, que contou com a presença do presidente da FJM, Márcio França, o vice-presidente e diretor da FMA, Alexandre Navarro, além do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, entre outras autoridades políticas do Congresso Nacional.
Segundo França, idealizador do projeto em 2021, este era um dos maiores sonhos do quadro histórico partidário. “Eu fico supercontente, essa era a vontade do Dr. Miguel Arraes, Eduardo Campos e João Campos. Todos os alunos estão de parabéns, gente pelo Brasil todo se formou hoje de maneira gratuita por uma fundação partidária. É a primeira vez no Brasil que isso acontece”.
Já Siqueira, também presidente do Conselho Curador da FJM, afirmou que “essa iniciativa é uma grande chance de dar a primeira oportunidade de uma profissão e de ensino à sociedade brasileira, de qualquer idade ou gênero”.
Depoimento de alunos
“Sou do Rio Grande do Sul, da cidade de Campo Bom. Eu estou muito feliz porque é aos 62 anos que eu concluo o meu curso superior. Quero agradecer especialmente ao ministro e presidente da Fundação, Márcio França”, contou a formanda Maria Regina.
“O sentimento que eu tenho hoje é de gratidão, é de união, é de conquista. Essa foi a primeira vitória de muitas que virão. Eu acredito muito no projeto, por isso, hoje estamos aqui fazendo história”, celebrou o pernambucano e mais novo gestor público, Matheus Bernardo.
“É iniciativa inédita que eu tenho certeza que vai puxar caminho para que outras fundações façam a mesma coisa e, assim, a gente conquiste uma política com mais profissionais formados, que agreguem e que pensem em políticas públicas para o povo”, concluiu a formanda paulista, Miriam Temperani.
Homenagem póstuma
A noite também foi marcada por uma homenagem especial. Com grande emoção, os alunos homenagearam a memória do professor Paulo Roberto Vidigal, que faleceu neste primeiro semestre, antes de realizar o sonho de ver seus alunos formados. O educador foi fortemente lembrado por sua dedicação e humanização nos aprendizados passados aos alunos. Ao longo do curso, Vidigal liderou diversas frentes, ministrando as grades de Gestão Empreendedora, Terceirização dos Serviços Públicos, Economia e Finanças Públicas e Gestão de Projetos e Empreendimentos Públicos.
“Seu legado perdurará nas mentes e corações daqueles que tiveram a sorte de cruzar seu caminho. Que sua alma descanse em paz, sabendo que sua influência positiva continuará a ecoar eternamente em nossas vidas”, discursou Miriam, externando a saudade dos alunos aos presentes.