Por que Tutor?

Figura presente notadamente em faculdades, universidades e centros universitários, escolas de nível superior em si, o Tutor é peça essencial para reforçar, acompanhar e orientar os alunos, reforçando a qualidade dos estudos e colaborando para que o aluno supere as dificuldades no aprendizado e, como objetivo central, consiga concluir seu curso.

Em cursos realizados à distância – EAD, a presença do Tutor junto ao aluno possui maior relevância, pois proporciona conexões e interações mais próximas, humanizadas e, fundamentalmente, cria um sentimento de pertencimento do discente para com o centro de formação.

É aquele que tem a função de guiar um aluno, numa ação prescritiva e parceria para com o orientado, e muito além do “faça isso, faça aquilo”.

O que faz?

Sumariamente, o Tutor fornece suporte em termos pedagógicos de forma individualizada e acolhedora, como um orientador e auxiliar dos comandos e orientações já recebidas pelo aluno junto ao corpo docente de professores.

No caso do Curso de Gestão Pública da Faculdade Miguel Arraes, se reveste de maior importância atuando como suporte à orientação já ofertada pela Unimes, parceira da FMA, garantindo que nenhum aluno fique para trás.

Para colaborar com o aluno para realizar atividades determinadas e cumprir as tarefas apresentadas em aulas síncronas ou assíncronas, paralelamente aos ensinamentos dos professores e dos próprios tutores da Unimes, o Tutor Voluntário da FMA, deverá aguçar o instinto de ampliar os conhecimentos conexos àquela disciplina realizada e orientar como melhor aproveitar as aulas e concluir as tarefas elencadas.

Sugestão de leituras alternativas, acompanhamento do cumprimento das disciplinas semestrais pelos alunos, orientação para conclusão das demandas postas em vídeos aulas ou com a presença do professor, de forma sincrônica, colaboração para realização de exercícios postos, contato regular com o aluno para discutir dificuldades e propor soluções e montar uma tabela de acompanhamento e aproveitamento personalizado de cada aluno são medidas cruciais à atividade do Tutor.

Para tal, não é exigido deste um horário fixo para atendimento e acompanhamento. O próprio Tutor reserva um tempo que julgar necessário, diário ou não, para cuidar de seu tutorado.

No formulário de Tutor Voluntário que ora pedimos o preenchimento é importante que o Tutor colaborador preencha esta informação.

 

Quem é?

Como profissional mais preparado para esta função, sugerimos que as pessoas que desejam ser Tutores Voluntários da FMA, tenham formação superior na área específica ou em ciências sociais, e que possam colaboram materialmente com o aluno na disciplina, isoladamente, em que escolher ser tutor, ou mesmo no curso todo.

Pode ser, inclusive, um profissional com experiência na área pública, gestão, administração, contabilidade, fianças públicas, sem ter graduação superior.

Muitas pessoas que trabalham no serviço público ou em atividades conexas privadas por longos períodos têm mais ou equivalente background técnico que titulados em cursos superiores.

Vejam, no link “programa do curso”, se você está apto a ser um Tutor Voluntário nas disciplinas ofertadas. La constarão as disciplinas, divididas em quatro semestres, a ementa de cada uma e a bibliografia respectiva, obrigatória e complementar.

Caso decida colaborar com este projeto de excelência técnica, formação inclusiva e solidária, indique a disciplina ou disciplinas que pode assumir, ou, em sentido amplo, a grade de todo o curso.

 

Conselho Acadêmico
Faculdade Miguel Arraes